20/11 – A totalização dos votos para vereadores em Itaú de Minas foi revista pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta quinta-feira (19) e houve mudança na lista de eleitos para a Câmara Municipal.

No domingo (15), o sistema do TSE não computou, para o cálculo das vagas, os votos dos candidatos do PSB (Partido Socialista Brasileiro). Conforme divulgou o Cartório Eleitoral de Pratápolis, o motivo é que o deferimento das candidaturas do PSB não foi atualizado no sistema do TSE até a data da eleição e o cálculo do quociente eleitoral foi processado sem computar os votos para esta legenda.

Os dez candidatos a vereadores do PSB de Itaú de Minas tiveram suas candidaturas indeferidas, em primeira instância, pela Justiça Eleitoral, devido a irregularidades na ata da convenção. Após recorrer ao TRE-MG, o recurso foi acatado e as candidaturas foram deferidas, porém, no sistema do TSE, essa informação não foi computada até o dia da eleição.

Com a nova totalização dos dados, o candidato Toninho Caçapa, do Democratas, deixou a condição de eleito e passa a ser suplente. Quem conseguiu se reeleger vereador foi Roberto dos Cachorros, do PSB, o terceiro mais bem votado deste ano, com 361 votos.

A composição da Câmara Municipal de Itaú de Minas, para a legislatura 2021/2024 ficou assim:

  1. Claudia Calixto REPUBLICANOS 550 votos
  2. Maria Elena Assistente Social PTB 522 votos
  3. Roberto dos Cachorros PSB 361 votos
  4. Geovan Magaiver DEM 342 votos
  5. Fabiano Lima PSD 318 votos
  6. Davi Sousa AVANTE 281 votos
  7. Juliana Assistente Social PTB 259 votos