29/06 – Um veículo furtado em Passos foi visto pela Polícia Militar em Itaú de Minas e, ao tentar fazer uma abordagem, o carro fugiu, vindo a parar após perseguição, tiro disparado contra o pneu e bater contra uma palmeira, já perto de Passos.

 

O fato foi na noite desta quinta-feira (28), Por volta das 22h50. A viatura policial estava em patrulhamento pelas ruas de Itaú de Minas e, ao passar pela Avenida Liberdade, deparou com um veículo GM/Chevette, cor cinza, que havia sido furtado pouco tempo antes em Passos.

 

Três indivíduos estavam nesse carro. Ao perceber a ordem de parada dada pelos policiais, o condutor acelerou, fugindo pelas ruas de Itaú de Minas, chegando a transitar pela contramão, jogando o carro contra outros veículos, e até contra a viatura, até chegar na MG-050.

 

Para tentar parar o veículo e evitar um mal maior, após analisar a situação e ver que não havia fluxo de veículos no momento, um policial efetuou três disparos de arma de fogo, acertando e furando o pneu traseiro lado direito do veículo em fuga. Mesmo assim, o condutor não parou, continuando a dirigir de maneira perigosa.

 

Durante a perseguição o pneu do veículo foi se desfazendo, chegando a rodar apenas na roda de liga leve, a qual veio a quebrar; sendo notado que os autores dispensavam objetos, durante a fuga.

 

Foi acionado o cerco bloqueio e uma viatura do Tático Móvel tentou abordar o veículo, próximo ao aeroporto de Passos, mas o condutor não obedeceu a ordem de parada. Cerca de duzentos metros à frente, o condutor jogou o carro para a contramão, não conseguiu voltar para a via, perdeu o controle da direção e colidiu contra uma palmeira.

 

Ao fazer a abordagem, constatou-se que o carro era ocupado por três adolescentes, de 17, 16 e 15 anos. Todos moradores de Passos.

 

No veículo foram encontrados um facão, com cerca de 25 centímetros de lâmina; uma chave micha, que estava na ignição do veículo; uma lanterna e um rádio de música.

 

Com o adolescente de 17 anos foi encontrado um aparelho celular e quatro buchas de maconha, tendo ele também assumido ser o dono da chave micha. Com o de 16 anos foi localizada uma bucha de maconha.

 

Os objetos dispensados pelos adolescentes durante a fuga eram um rádio transceptor (HT), configurado na frequência da PM, e uma réplica de pistola, marca Taurus, modelo PT 100.

 

O de 16 anos assumiu a propriedade do rádio HT e o de 15 anos assumiu ser o dono da réplica de arma de fogo.

 

Os três menores foram encaminhados para a UPA e, durante a confecção do Registro da Ocorrência, o de 15 anos assumiu que foi ele quem furtou o carro Chevette. Eles foram apreendidos e encaminhados para a delegacia, juntamente com os materiais encontrados.

 

O veículo, que sofreu danos na parte traseira, foi removido ao pátio credenciado.