Em 2019, até o momento (dados atualizados em 24/06), Minas Gerais registrou 423.317 casos prováveis (casos confirmados + suspeitos) de dengue. Em 2019, até o momento, foram confirmados 86 óbitos por dengue no estado.

 

O novo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou a terceira morte por dengue no Sul de Minas em 2019. O caso foi em Campos Gerais (MG).

 

Os outros dois registros tinham sido em Passos (MG). Além da nova confirmação da morte pela doença, o boletim traz 15.392 casos prováveis no Sul de Minas. O número aponta uma redução de 30 casos em relação ao último boletim, divulgado na semana passada. Segundo a secretaria, isso acontece quando casos prováveis são descartados após testes negativos.

 

O estado está em situação de alerta para o aumento no número de casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti como dengue, chikungunya e zika.

 

Em Itaú de Minas o ano de 2019 começou controlado, porém a partir do mês de abril entramos para as cidades em estado de alerta devido ao alto índice de incidências e infestação, também pelo aumento do numero de casos comprovados.

 

Por este motivo o Comitê de Enfrentamento da Dengue do município, em reunião com membros e representantes de entidades da cidade decidiu tomar algumas medidas para conter a proliferação do mosquito, entre elas mais um mutirão de limpeza, que deverá passar por todos os bairros, começando neste sábado dia 29 de junho pelo bairro centro, entre o bairro Santa Teresinha e a Rua Dr José Mario, a rua da rodoviária.

 

Sobre o mutirão nós conversamos com a presidente do Comitê, e Coordenadora de Vigilância em Saúde do Município, Stelamar  Pimenta.

EPTV/Redação BNN