29/01 – Devido ao alto índice de larvas do mosquito Aedes aegypti encontradas neste início de ano em Itaú de Minas, o Comitê Municipal de Combate a Dengue propôs algumas ações que estão sendo realizadas.

 

De acordo com primeiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) deste ano, em Itaú de Minas, a cidade apresentou um resultado alarmante: 8% de infestação, o que colocou o município itauense em situação de risco de surto de dengue. Para o Ministério da Saúde, o número aceitável é de até 1% de infestação.

 

Dentre as ações, ficou decidido que os agentes de endemias e as agentes de saúde fariam um trabalho de mutirão, com visitas de casa em casa, nas áreas dos cinco PSFs, que abrange toda a cidade. Nas visitas, com a permissão dos moradores, os agentes iram tirar dos quintais os materiais inservíveis que estão ou podem a vir acumular água.

 

Já na manhã deste último sábado (27), na Praça Nossa Senhora das Graças, foram passadas para a população orientações e informações sobre a prevenção e como evitar a proliferação do mosquito Aedes.

 

Nossa reportagem conversou com Estelamar Pimenta de Jesus, coordenadora de Vigilância em Saúde, que fala como está sendo feito este trabalho.