15/07 – Começou no dia 11 deste mês de julho a campanha de vacinação de cães e gatos. A equipe da Vigilância em Saúde de Itaú de Minas está percorrendo a zona rural do município e vacinando os animais contra a raiva. Esta campanha, na zona rural, vai até o dia 23 deste mês, depois é que será nos bairros da cidade.

 

A raiva é uma doença fatal, causada por um vírus que acomete todos os mamíferos. A doença é transmitida, principalmente, pela mordedura e também por aranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.

 

No mês passado, houve o caso de raiva animal em um gato, na zona rural. Foi feito o bloqueio vacinal num raio de 5 km de onde o gato vivia, isso incluiu áreas da zona rural e também da zona urbana, totalizando cerca de 600 animais vacinados.

 

Conforme informações da Vigilância Epidemiológica e da Vigilância Ambiental em Saúde, o número de cães existentes no município é de 13,5% em relação ao número de moradores. Já o número de gatos é de pouco mais de 10% em relação ao número de cães. Com isso, cerca de 2.400 doses devem ser aplicadas em Itaú de Minas.

 

Nossa reportagem conversou com Braiane Marcelle Lemos, coordenadora da Vigilância Epidemiológica municipal, que fala mais detalhes desta vacinação para cães e gatos.