Na tarde desta quarta-feira (8), um ouvinte do jornal BNN, veio até a Rádio Boa Nova reclamando que não há vacina contra tétano na Sala de Vacinação, aqui de Itaú de Minas.

Nossa reportagem entrou em contato com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal e responsável pela Sala de Vacinação, Braiane Marcelle Lemos. Ela disse que, de fato, não tem a vacina contra tétano e que o motivo foi a quebra do caminhão da Regional de Saúde de Passos que busca as vacinas em Belo Horizonte, o que acarretou atraso na distribuição de vacinas, não só para Itaú de Minas, mas para todos os municípios atendidos pela Regional de Passos. Braiane disse ainda que, cada município da região tem um dia pré-agendado para buscar vacinas na Regional e que, com o problema do caminhão da Regional, o dia de Itaú de Minas buscar vacinas em Passos foi adiado e que, até na tarde desta quarta-feira (8), ainda era aguardado o contato da Regional que iria informar qual o dia de Itaú de Minas buscar vacinas. Braiane disse que, provavelmente, a Regional de Passos forneça as doses da vacina contra o tétano para Itaú de Minas na próxima semana.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica destaca ainda que a vacina contra tétano deve ser tomada antes da pessoa se acidentar, por isso a importância do cartão de vacinação estar em dia, já que esse tipo de vacina demora em média 14 dias para garantir uma proteção ao organismo.