02/03 – Na última terça-feira (27), o presidente da Câmara Municipal de Itaú de Minas, vereador Donizetti Amorim, foi à cidade de Ipatinga, na região do Vale do Aço, juntamente com a Coordenadora Administrativa, o representante do Jurídico e Assessora de Imprensa da Câmara, buscar informações para implementar em Itaú de Minas o projeto “Frutos do Eucalipto”, a fim de aumentar a geração de empregos na cidade.

 

A comitiva encontrou-se com representantes da empresa CENIBRA que desenvolve diversos projetos socioambientais e utiliza da plantação de árvores de eucalipto para criar produtos que geram e distribuem riqueza de forma sustentável.

 

Felipe Gonzaga, analista de comunicação da empresa, explicou que estão entre os maiores produtores mundiais da celulose branqueada e por esta razão estão comprometidos com a responsabilidade social e criaram o Instituto CENIBRA, que desenvolve ações que tenham como objetivo o desenvolvimento social e econômico, por meio de programas de geração de trabalho e renda.

 

O Instituto mantém contratos de parceria rural com as associações de apicultores, permitindo o acesso e uso de áreas de florestas nativas e próximas a plantios de eucalipto para instalação de apiários. O projeto possui grande significado social, econômico e ambiental, pois cria novos postos de trabalho que geram renda alternativa.

 

E o que se pretende é formar uma parceria com os responsáveis pelo plantio do eucalipto do nosso município e implantar o mesmo projeto em Itaú de Minas. Para isso se concretizar, já neste dia 8 de março, haverá uma Audiência Pública, às 19h, na Câmara Municipal, para tratar de assuntos relacionados ao desenvolvimento da economia, emprego e renda em nosso município, por meio da exploração econômica da floresta de eucalipto, projeto intitulado “Frutos Eucalipto”.

 

Para o vereador e presidente Zetinho, é preciso utilizar a plantação de eucalipto como fonte alternativa para o enriquecimento de Itaú de Minas. Nessa primeira fase do Projeto a ideia é a produção de mel e pimenta cumari, que aproveitam das áreas de plantio para melhor produção.

Fonte: Ascom Câmara Municipal de Itaú de Minas