05/02 – A Prefeitura de Itaú de Minas, por meio da Secretaria de Saúde, implantou o horário alternativo nas Unidades de PSF´s existentes  no município. Esta ação visa poder ofertar aos trabalhadores um horário em que os mesmos possam estar presentes nas Unidades e que não choca com o horário de trabalho que efetuam.

 

O horário do trabalhador é especifico para os pacientes que não podem comparecer às unidades no período regular de funcionamento. Para ser atendido, neste horário especial, o trabalhador precisa ir até o seu PSF para fazer o agendamento.

 

“Os PSF´s, uma vez por mês, trabalharão no horário de 13h30 às 20h, onde as datas serão divulgadas nas redes sociais e radio local, para atender exclusivamente os trabalhadores; é bom lembrar que os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde continuam em horário regular e sem alterações nos outros dias”, comentou o prefeito Ronilton Cintra.

 

Segundo acrescenta Alessandra Fonseca, secretária de Saúde, o horário alternativo tem como objetivo alcançar a saúde dos trabalhadores, de modo que eles tenham acesso ao serviço visando à promoção e prevenção de sua saúde. “Vale destacar que além dos atendimentos médico, há também o atendimento de Odontologia e da Equipe do NASF, nos PSF’s”, destaca ela.

 

Conforme expõe o prefeito,  os serviços estendidos nos postos funcionam normalmente de segunda a sexta-feira, com atendimentos, disponibilizados em toda a rede básica do município, lembrando que esse horário do trabalhador é feito por toda equipe da Atenção Básica do município.

 

Para o mês de fevereiro, as datas do horário alternativo ficaram da seguinte forma:

PSF 1  03/02

PSF 2  12/02

PSF 3  17/02

PSF 4  10/02

PSF 5  18/02

 

Para os demais meses do ano será seguida a seguinte regra:

PSF 1 – sempre a 1ª segunda-feira do mês

PSF 2 – sempre a 2ª quarta-feira do mês

PSF 3 – sempre a última segunda-feira de cada mês

PSF 4 – sempre a 3ª segunda-feira do mês

PSF 5 – sempre a última terça-feira de cada mês.

 

O prefeito Ronilton Gomes Cintra fala mais detalhes deste sistema com horários alternativos de atendimento nos PSFs.