31/07 – Com 46 casos positivos de Covid-19, sendo 2 óbitos, o município de Itaú de Minas pede a conscientização, compreensão e colaboração da comunidade. O prefeito Ronilton Cintra, em áudio divulgado pelo Jornal BNN nesta quinta-feira (30), comunicou algumas ações. Segundo ele, medidas foram tomadas desde o início da pandemia, mas agora se faz necessário uma intensificação, pois muita gente ainda não tem consciência da gravidade do problema.

A partir de agosto, haverá um novo Decreto, prevendo multas para pessoas que não usarem máscara e para os comércios que não exigirem o uso de máscara por seus funcionários e clientes; haverá interdição dos aparelhos de academia ao ar livre.

Foi enviado ofício ao comando do 12º Batalhão, pedindo o apoio da Patrulha Rural, para impedir festas nos sítios e chácaras.

Haverá fiscalização de campos e quadras esportivas, para se evitar aglomerações. Caminhada é permitida, mas com espaçamento e uso de máscara.

O prefeito anunciou a adesão do município itauense ao programa Minas Consciente, intensificando a fiscalização, com ampliação do número de fiscais, que irão fiscalizar o uso de máscaras pela população. Primeiramente, orientando, depois multa. A primeira multa será de 54,58, na reincidência o valor será de R$ 2.972,60.

Ronilton pede a colaboração, para que se evite festinhas em família, evitando aglomeração até mesmo dentro de casa.

Em Itaú de Minas tem o telefone para orientações sobre Covid-19, que é o 9 8465-7955. Já o telefone para denúncias sobre festas, importunações e aglomerações é o 9 8464-9272.