11/01 – A terceira assembléia dos estudantes de Itaú de Minas, que estudam em Passos e Franca, aconteceu na noite desta quinta-feira (10) na Câmara Municipal.

O objetivo desta mobilização estudantil é que a Prefeitura continue fornecendo o transporte escolar intermunicipal, o que o prefeito, Ronilton Gomes Cintra, e a equipe da Secretaria de Educação, já descartaram, segundo eles, em razão da queda de arrecadação de ICMS do município e os atrasos nos repasses por parte do Governo estadual em 2018, que chegou a cerca de R$ 6 milhões, comprometendo as contas da Prefeitura.

Além da mobilização estudantil, que luta para continuidade do transporte gratuito, outro grupo de estudantes se organizou, entrando em contato com empresas de ônibus, visando a cotação de orçamentos para locações de veículos. Esses estudantes se reuniram na última segunda-feira (7), no Anfiteatro da Escola Jorge Oliva, e começaram a definir a logística e os custos para este transporte.

Já com relação à assembleia dos estudantes desta quinta-feira (10), na Câmara, era prevista a presença do prefeito Ronilton, porém, ele informou que, em razão de problema de saúde na família, não poderia participar nesta data.

Ronilton gravou um áudio, onde ele explica essa situação e os motivos pelo qual a Prefeitura não tem condições de fornecer o transporte intermunicipal gratuito.