05/02 – O local de realização de grandes festas em Itaú de Minas, o Parque de Eventos, teve seu nome alterado, passa de Parque de Eventos Ministro Carlos Melles para Parque Municipal de Eventos Sebastião Calixto.

 

Segundo nos disse o prefeito Ronilton Gomes Cintra, existe uma lei federal que proíbe dar nome de logradouros públicos a pessoas em vida. Por esta razão, em setembro de 2017, foi assinado um decreto fazendo essa alteração e o nome escolhido foi o de Sebastião Calixto, uma personalidade marcante de Itaú de Minas.

 

Tião Calixto, como era conhecido, nasceu no dia 15 de outubro de 1925, filho de Calixto José de Souza e de Araid Elias Calixto. Seu pai foi proprietário de umas das três fazendas que deram origem ao então povoado “Córrego do Ferro”, hoje Itaú de Minas.

 

Tião Calixto teve uma atuação marcante na política. Foi vereador por três mandatos quando Itaú de Minas era distrito de Pratápolis. Também foi vice-prefeito, de 1993 a 1996, na gestão do prefeito Clézio Antônio Alves, e secretário municipal na gestão do prefeito Francisco Chagas Brito. Tião Calixto também já exerceu a função de Juiz de Paz na cidade.

 

Casou-se com Ivone Simão Calixto, com quem teve cinco filhos e uma filha.

 

Sebastião Calixto faleceu no dia 29 de maio de 2013, aos 87 anos.

 

Ouça o anúncio do prefeito Ronilton, quando divulgou, no palco da Festa de Reis, neste domingo (4), a homenagem a Tião Calixto.

Sebastião Calixto Filho, em nome de toda a família emocionada, agradeceu esta homenagem.