Matéria atualizada dia 15/06/2020 – 10h49

13/06 – Conforme já divulgado, a Prefeitura Municipal de Itaú de Minas publicou um Decreto, na última quinta-feira (11), permitindo a realização de missas e cultos com a presença de fiéis nas igrejas, respeitando-se, claro, algumas regras.

Conforme consta no Decreto, as igrejas podem funcionar para cultos, reuniões ou missas presenciais, desde que observadas algumas regras, como: até 35 fiéis e até 5 pessoas para a equipe de cerimonial e apoio; devem acontecer entre 8h às 21h, com intervalo mínimo de duas horas entre uma e outra; álcool em gel 70% disponível em todas as dependências de livre acesso das pessoas nas igrejas.

Todos deverão usar máscaras, exceto o dirigente da celebração, no momento em que estiver fazendo uso da palavra; distanciamento entre as pessoas de, no mínimo, dois metros, disponibilizados nos bancos de forma alternada.

O ambiente deve ser mantido arejado e ventilado naturalmente. Pessoas que apresentem quadro de síndrome gripal ou respiratória não poderão entrar bem como, não é permitida a freqüência por pessoas dos grupos de risco, incluindo as acima de 60 anos e os portadores de doenças crônicas.

Um ponto desse Decreto que chama a atenção, diz que, nos cultos em que houver a celebração de santa ceia, com partilha de pão e vinho, ou nas missas em que houver a celebração da comunhão, os elementos somente poderão ser partilhados se estiverem pré-embalados para uso pessoal.

Padre César Acorinte, pároco da Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, comentou que, além desse Decreto Municipal, tem o Decreto da Diocese de Guaxupé, assinado no dia 18 de maio, pelo Bispo Dom Lanza Neto. Portanto, para os católicos, continua valendo o Decreto da Diocese, com as missas sendo celebradas não presenciais e transmitidas pelos meios de comunicação e redes sociais.

 

 

Igreja Presbiteriana

Já Conselho da Igreja Presbiteriana de Itaú de Minas (IPIM), se reuniu neste último sábado (dia 13), e decidiu que seguirá com o isolamento social, entendendo que essa é a melhor atitude de enfrentamento contra COVID-19 neste momento. Mesmo diante do plano de flexibilização do governo e a última determinação municipal, autorizando celebrações de cultos presenciais com restrições e cuidados, a Igreja Presbiteriana de Itaú de Minas (IPIM) entende que, como igreja, poderá ajudar muito mais o povo itauense nessa luta contra o COVID-19, com os cultos e programações on-line e lives diárias pelo canal da Igreja: www.youtube.com/presbiterianaitaú.