03/04 – O último levantamento da Secretaria de Estado de Saúde com os casos prováveis de dengue mostraram uma diminuição dos novos registros da doença em uma semana no Sul de Minas. A redução de novos casos em Passos, por exemplo, foi de 46,85% em uma semana.

 

Na cidade, no último boletim, os registros apontavam 143 novos casos. Nos últimos dias, foram 76. Também houve queda no número de casos em São Sebastião do Paraíso. No município, o número de novos casos suspeitos há uma semana era de 60. Agora, caiu para 22, uma diminuição de 63%.

 

Uma das razões para a queda pode estar relacionada à mudança de estação e clima.

 

No entanto, ao considerar todo o Sul de Minas, houve aumento de 14% no número de notificações no período de uma semana. Na região, os casos prováveis já passam de 5 mil.

 

Itaú de Minas tem, até o momento, 52 casos notificados como suspeita de dengue neste ano de 2019. Foram 4 em janeiro, 15 em fevereiro e 33 em março.

 

Os números na região são: Cássia 109 casos notificados como suspeita de dengue; Monte Santo de Minas 56; Capetinga 52; Fortaleza de Minas 50; Pratápolis 27; Ibiraci 19; Itamogi 18; São João Batista do Glória 16; Delfinópolis 14; Claraval 9; e Jacuí 1.

 

Também foram divulgados os números de casos prováveis de febre Chikungunya e de Zika Virus. Quanto à febre Chikungunya, Itaú de Minas registrou 3 casos suspeitos e nenhum de Zika Vírus

Fonte: G1 / SES-MG