banner_cabe750x100

Novas medidas melhoram e dão mais segurança a Internet Gratuita de Itaú de Minas

14/12A Prefeitura Municipal de Itaú de Minas fornece internet banda larga a toda a população de forma gratuita em vários locais, como praças, Parque Odélio de Brito, Terminal Rodoviário, Pronto Socorro entre outros. A Secretaria de Tecnologia da Informação reestruturou toda a rede da Internet Gratuita, onde os antigos equipamentos foram substituídos por outros mais modernos e que suportam um grande número de usuários conectados simultaneamente.

Essa medida fez com que o sinal e a velocidade da mesma fossem aumentados de forma significativa, anseio este que vem do povo desde a implantação do benefício. Foi adquirido e implantado pelo município um software de gerenciamento Hotspots (locais onde uma rede sem fio – Wi-Fi – está disponível para ser utilizada). Esse sistema funciona de maneira bem simples, onde cada usuário para acessar a rede, deve realizar um cadastro básico em seu primeiro acesso.

Esse serviço de gerenciamento vem garantir maior controle e segurança, tanto para os usuários como para a prefeitura, pois evita o uso indevido da rede, além de assegurar total regularização com o Marco Civil da Internet. Atualmente o serviço se encontra disponível em 9 pontos espalhados por Itaú de Minas.

Veja abaixo alguns dados estatísticos deste serviço conforme gráficos retirados do software de gerenciamento.

Como se pode observar na figura 1, o número de usuários cadastrados até o dia 13/12/2017 é de 2.578 usuários. Destes, 70% são usuários recorrentes, ou seja, utilizam a rede todos os dias. Mais abaixo se podem observar também outros dois gráficos. O primeiro mostra os sistemas operacionais que utilizam a rede, onde 85% são dispositivos que usam tecnologia Android, 13% iOS. Os 2% restantes utilizam outros sistemas operacionais, como Windows Phone, Windows 7, Linux entre outros.

O segundo gráfico (preto) demonstra a porcentagem de dispositivos que utilizam a rede. 98% dos acessos são realizados através de dispositivos mobile (smartphones, notebooks, tablets) e 2% outros.

A figura 2 mostra a taxa de download e upload durante todo o período de reestruturação, onde é possível observar um aumento gradativo e significativo na quantidade de dados que são trafegados na rede.

A figura 3 detalha a quantidade total de download (721 gigabytes) e upload (120 gigabytes) efetuado durante todo o período, desde a reestruturação da rede “Cidade Digital”. É possível observar também a quantidade de usuários recorrentes (1816), usuários com apenas um acesso (762) e o tempo médio total que os visitantes utilizam a rede (27 minutos).

Até a presente data (13/12/2017) foram registrados mais de 70 mil acessos.

Para o secretário de Tecnologia da Informação, Edson Rezende, a busca pela melhoria do serviço é um compromisso assumido no início da gestão, “Desde o começo buscamos todos os dias melhorar a qualidade de acesso à internet gratuita na cidade. Atrelado à isso procuramos maneiras de colocar para a população mais segurança. Esse software que faz com que os usuários realizem um cadastro para utilizar a internet faz com que todos, os usuários e o poder publico saibam que estão entrando em um ambiente mais seguro proporcionando ainda ferramentas para o caso de necessidade para a justiça”, declarou Edson.

Fonte: Ascom Prefeitura de Itaú de Minas

URL curta: http://boanovacj.com.br/radioboanova/?p=8448

Publicado por em dez 14 2017. Arquivado em Cidade, Notícias, slider. Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0. Comentários e pings estão desabilitados.

Os comentários estão desabilitados!

bannerexperiencia300x420

Links em Destaque

    Procurar Arquivo

    Busca por Data
    Busca por Categoria
    Pesquise no Google

    Imagens

    bannerradio_onlineandroid