11/05 – Os postos de vacinação de todo país estarão abertos neste sábado, dia 12 de maio, para o Dia D de mobilização contra a gripe. Devem tomar a vacina contra o vírus influenza as pessoas com mais de 60 anos, crianças com mais de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mães no pós-parto, pessoas com doenças crônicas, professores da rede pública e privada e profissionais de saúde.

 

Mais de 13 milhões de pessoas já foram vacinadas. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar, ao todo, mais de 54 milhões de pessoas até o dia primeiro de junho, último dia da campanha contra o vírus da gripe.

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaú de Minas divulgou que, neste sábado (12), a Sala de Vacinas e os PSFs estarão abertos das 8h às 17h, sem intervalo de almoço.

 

O secretário municipal de saúde, Diego Torres da Silva, disse que, apesar do Dia Nacional da Campanha de Vacinação contra a Gripe ser neste sábado (12), a Regional de Saúde de Passos informou aos municípios que o caminhão que virá trazer as doses irá atrasar, porém a data do Dia D está mantida. Serão disponibilizadas em torno de 100 doses para cada PSF e, segundo a técnica da Sala de Vacinas, a procura pela vacina diminuiu, o que pode gerar mais disponibilidade de doses para este sábado (12).

 

Uma observação importante é que somente serão vacinadas na Sala de Vacinas, ao lado do Pronto Socorro, as crianças de seis meses a menores de dois anos. Todas as outras pessoas com direito a vacina da gripe devem ir ao seu PSF.