30/10 – Uma moradora do Bairro Jardim Progresso entrou em contato com o Departamento de Jornalismo da Rádio Boa Nova fazendo uma reclamação sobre a grande quantidade de baratas que estão aparecendo naquele bairro. Ela pede que a Prefeitura jogue veneno na rede de esgoto. Essa moradora disse o seguinte:

 

“Bom dia, gostaria de fazer um apelo, não estamos aguentando as baratas no bairro Jardim progresso, é só escurecer elas começam aparecer, estão saindo das bocas de lobo, por isso peço encarecidamente para quem cuida dessa área, que jogue veneno nos esgotos,só assim vamos ficar livres delas e de ratos tbm, pois quando fazem isso esses bichos some por algum tempo, gostaria muito que vcs da rádio boa nova levasse ao ar no jornal e aí conhecimento da prefeitura ou seja de quem é responsável por essa área, desse de já agradeço vcs, muito obrigada. Creio eu que isso está acontecendo na cidade toda.”

 

Nossa reportagem encaminhou essa reclamação para a assessoria de comunicação da Prefeitura, que por sua vez, entrou em contato com os responsáveis pela Vigilância em Saúde e pela chefia da Vigilância Epidemiológica municipal.

 

A resposta foi de que, apesar do serviço de detetização de bueiros já ter sido feito em anos anteriores, em outras administrações, esse não é um serviço disponibilizado pela Prefeitura atualmente; além disso, muitos especialistas em meio ambiente não indicam essa detetização, por haver risco ambiental e risco à saúde dos moradores.

 

Outro fato é que, detetizando-se os bueiros e acabando com as baratas, pode ser que os escorpiões, por não encontrarem mais as baratas, que são seus alimentos, podem vir a buscar esses alimentos entrando nos quintais e residências.

 

Uma orientação repassada foi de que cada morador faça a limpeza e aplicação de veneno contra baratas no seu quintal, evitando assim que elas se aproximem de suas casas e mantendo-as na rede de esgoto e bueiros.