05/08 – Começou, no dia 24 de julho, a campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos na zona urbana em Itaú de Minas. Antes, disso, a vacinação ocorreu na zona rural, já que um caso de raiva foi confirmado num animal, no caso um gato, que veio a óbito na zona rural.

 

A raiva é uma doença fatal, causada por um vírus que acomete todos os mamíferos. A doença é transmitida, principalmente, pela mordedura e também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.

 

A vacinação em Itaú de Minas segue um cronograma pré-estabelecido e a equipe da Vigilância em Saúde está percorrendo todos os bairros.

 

Conforme informações da Vigilância Epidemiológica e da Vigilância Ambiental em Saúde, o número de cães existentes no município é de 13,5% em relação ao número de moradores. Já o número de gatos é de pouco mais de 10% em relação ao número de cães. Com isso, cerca de 2.400 doses devem ser aplicadas em Itaú de Minas.

 

Nossa reportagem apurou que, conforme o último balanço divulgado, até na sexta-feira, dia 2 de agosto, já haviam sido vacinados 1.848 animais, entre cães e gatos, o que corresponde a 77% da meta.

 

A vacinação segue até dia 12 deste mês. Hoje, segunda-feira (5), a equipe está vacinando cães e gatos no Barracão da Cohab II, das 8h30 às 12h e das 13h às 15h. Amanhã, terça-feira (6), a vacinação será na Praça Nossa Senhora das Graças, das 8h30 às 12h e das 13h às 15h.