11/01 – Conforme divulgado pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Itaú de Minas, Braiane Marcelle Lemos, o município registrou, em 2018, 22 casos suspeitos de dengue, desses, 3 casos deram positivo e 2 casos ficaram indeterminados.

Com relação à zika, Itaú de Minas registrou, em 2018, 1 caso suspeito, cujo resultado de exame apontou como negativo.

O mesmo aconteceu referente a chikugunya, que teve 1 caso notificado que deu negativo.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica informou também que, até o momento, Itaú de Minas continua sem casos graves e sem óbito causado por dengue nesse período.

Agora, no mês de janeiro de 2019, já foi registrado 1 caso suspeito de dengue.

Os agentes de combate a endemias estão finalizando um levantamento rápido de focos de dengue, conhecido como LIRA. O levantamento anterior, feito em outubro do ano passado, deu um resultado elevado, de 5,3%, sendo que o limite ideal é de até 1%.

Diversos setores da Prefeitura itauense realizarão um mutirão de limpeza nos quintais, por toda a cidade, começando nesta segunda-feira (14) pelo Bairro Alvodara.

Nossa reportagem conversou com Estelamar Pimenta de Jesus, coordenadora de Vigilância em Saúde, e com Jonas Marques da Costa, supervisor de endemias, da Vigilância Epidemiológica municipal, que falam como será feito este mutirão de limpeza.