05/03 – A Região Sudeste será beneficiada em 2018 por um programa que vem transformando a realidade de diversas comunidades em todo o País por meio de atividades voltadas à melhoria da educação. O Parceria Votorantim pela Educação (PVE) atenderá quatro municípios de São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Minas Gerais a partir do mês de abril: as cidades beneficiadas com o programa são, em São Paulo: Itapeva, Limeira, Santa Isabel), Salto de Pirapora , no Rio de Janeiro, Cantagalo, e em Minas Gerais a cidade deItaú de Minas (MG).

 

Idealizado pelo Instituto Votorantim, o PVE é promovido desde 2008, com o apoio das empresas do Grupo Votorantim, em parceria com a Comunidade Educativa (Cedac) e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

 

O programa será executado nos municípios por meio das frentes de fortalecimento da gestão, que envolve a qualificação de técnicos das secretarias de Educação, gestores educacionais e escolares. A outra frente é a de mobilização social, que visa engajar a comunidade para aumentar a participação local nas demandas por uma educação de qualidade.

 

Votorantim 100 anos – Educação como foco – Em 2018, a atuação do PVE passou de 51 para 103 municípios. A expansão é uma iniciativa do Grupo Votorantim, que neste ano celebra o seu centenário. A empresa escolheu a educação como causa legítima de suas ações para continuar deixando um legado para a sociedade.

 

Para oficializar as atividades do PVE nos municípios do Sudeste, mobilizadores das Votorantim Cimentos, secretários e coordenadores de projetos das secretarias municipais de Educação participaram, nos dias 21 e 22 de fevereiro, em São Paulo (SP), da Oficina de Pactuação do PVE.

Durante o evento, o tema central para as atividades do ano foi definido: “Gestão com Foco na Aprendizagem”. Já nas ações de mobilização social, os trabalhos terão como foco o incentivo à leitura.

 

“O PVE possui uma atuação que está em sintonia com o que nos move: realizar e apoiar ações feitas para durar. Isso porque o programa impulsiona transformações significativas a partir da melhoria da educação, estimulando as comunidades a se unirem e se fortalecerem, o que impulsiona o crescimento dos municípios de forma sustentável e duradoura”, afirmou Elyda Cioffi Ataide, analista de Responsabilidade Social do Sudeste da Votorantim Cimentos.