06/09 – O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgaram, na segunda-feira (3), os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Dentre os resultados das metas projetadas, que variam de zero a dez, somente os de três cidades da região atingiram os objetivos estipulados pelos governos estadual e federal para o 9º ano.

A cada dois anos, o Ideb calcula a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Porém, desta vez, para os alunos do 9º ano, 16 cidades da região ficaram abaixo da expectativa, onde apenas Fortaleza de Minas, São José da Barra e Itaú de Minas obtiveram índices superiores ao esperado.

Em Fortaleza de Minas, a expectativa de nota média para as avaliações no 9º ano era de 5.1, e o município conseguiu atingir um resultado de 5.2. Em São José da Barra, o desempenho foi 8% maior que o esperado, chegando a 5.3; e, em Itaú de Minas, o índice teve um aumento de 26%, onde a cidade obteve uma nota correspondente a 5.7, sendo que a meta projetada era de 4.5.

Já com relação à nota de avaliação dos alunos do 5º ano, três cidades ficaram abaixo da meta: Alpinópolis, Bom Jesus da Penha e São Tomás de Aquino. Dentre as cidades que obtiveram nota acima do esperado está Itaú de Minas. A meta projetada para o 5º ano era de 6.6 e o município itauense alcançou 7.3.

Fonte: Folha da Manhã