03/11 – Na semana passada, no dia 26 de outubro, a imagem de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, foi afixada no novo Santuário de Santa Rita, na cidade de Cássia.

Esculpida pelo artista Ronie Ryba, o trabalho tomou como referência a obra “Pietà” do artista renascentista Michelangelo. Diferente da obra do final do século XV produzida em mármore, Ryba utilizou um material extremamente familiar aos mineiros: pedra sabão, presente em abundância na região de Ouro Preto e Mariana e também utilizada nas obras do grande mestre Aleijadinho.

De acordo com o escultor, a imagem levou pouco mais de sete meses para ficar pronta e ele manteve a estrutura próximo da obra de Michelangelo, tendo como dimensões 1,80 m de altura; 1,90 m de largura e peso em 4 toneladas.

A cerimônia contou ainda com a presença do empresário e idealizador do projeto Paulo Flávio de Melo Carvalho, do Padre Júlio César Agripino, de Jônio Tito Pereira, arquiteto responsável pela obra, autoridades políticas, população e imprensa.

Fonte: A Vanguarda