16/11 – Iniciou-se neste mês de novembro, com previsão de encerramento em fevereiro, o grupo de Tabagismo do PSF1.

 

Geralmente os grupos de tabagismo têm duração de 3 meses, no entanto, este, de final de ano, se estende um pouco mais por conta das festividades. O grupo tem reuniões toda quinta-feira às 14h no PSF 1 e conta com uma equipe de profissionais altamente qualificada para ajudar os pretendentes a largarem o vício do cigarro, composta pela enfermeira coordenadora do PSF 1, Cláudia Macedo, pelo psicólogo Juarez Alves Júnior, a farmacêutica Fernanda Lima e o médico Dr. Edmar do Carmo.

 

A enfermeira Cláudia disse que, mesmo com o grupo em andamento, ainda está realizando as inscrições para quem quiser fazer parte do próximo, que será no começo do ano. Segundo ela, o fumo é uma das principais causas de doenças graves que matam milhões de pessoas no mundo por ano e o que se procura, através das reuniões, é alertar as pessoas e orientar a melhor forma para largar o vício.

 

Cláudia disse ainda que, desde o começo dos programas, a taxa de sucesso dos freqüentadores é imensa, dificilmente alguém que freqüenta não larga o vício.

 

Neste programa em andamento já aconteceu o acolhimento dos interessados e três sessões. O grupo, além dos profissionais envolvidos, conta com o apoio multiprofissional do NASF, de dentistas, e, desta vez, de forma inédita, acontece o depoimento de ex fumante, falando dos benefícios de largar o fumo.

Fonte: Ascom Prefeitura de Itaú de Minas