27/06 – A campanha de vacinação contra a gripe terminou na sexta-feira, dia 22 de junho, e, pelo menos em dois dos grupos prioritários, a meta ainda não foi alcançada em Itaú de Minas.

Conforme nos informou Braiane Marcelle Lemos, coordenadora da Sala de Vacina e da Vigilância Epidemiológica municipal, aqui em Itaú de Minas a procura foi baixa por parte das crianças, de 2 anos a menores de 5 anos, e também pelos professores. Já com relação aos demais grupos prioritários, a vacinação atingiu a meta.

Em Itaú de Minas, a meta é vacinar 543 crianças de 2 anos a menores de 5 anos, mas, até agora, foram vacinadas apenas 283. Já os professores, a meta é vacinar 329 e, até o momento, foram apenas 220.

Foi feito um trabalho de busca ativa, onde a equipe foi até as creches, em busca das crianças nessa faixa etária e que ainda não haviam tomado a vacina, porém, nem todas as mães aderiram à conduta de vacinar seus filhos.

Agora, as pessoas com direito à vacina da gripe podem ir tomá-la apenas na Sala de Vacinação, ao lado do Pronto Socorro. Isso, enquanto houver doses.

O Ministério da Saúde divulgou, a nível nacional, que, os municípios que ainda tiverem doses da vacina contra a gripe, podem aplicá-las nas crianças de 5 a 9 anos e nos adultos, de 50 a 59 anos. Porém, em Itaú de Minas, a Regional de Saúde de Passos ainda não passou nenhuma orientação a respeito e a vacinação segue apenas paras os grupos prioritários.