22/05 – É costume que muitos católicos façam uma peregrinação para celebrar a existência de marcos sagrados para a religião e, hoje, 22, comemora-se o dia de Santa Rita de Cássia, que é considerada como a padroeira das causas impossíveis. Tradicionalmente, nesta data, alguns romeiros caminham em oração até Cássia, para chegarem até o santuário e participarem da missa e da Benção das Rosas.

Este ano, a romaria foi cancelada por conta das orientações passadas pelas autoridades de saúde para que a população se mantenha em isolamento social e com atenção aos cuidados de higiene, para conter a disseminação do novo coronavírus. No entanto, para que os fiéis comemorem a data, uma carreata vai percorrer as principais ruas de Passos com a imagem da santa enfeitada por rosas.

Em Itaú de Minas um grupo de devotos está organizando um procissão com imagem de Santa Rita conduzida por uma caminhonete que percorrerá várias ruas da cidade, onde segundo os organizadores, a intenção é que a Santa percorrendo a cidade leve as bençãos de Deus a todas as famílias.

O grupo organizador da Visita à Cidade de Itaú de Minas, com a Imagem de Santa Rita de Cássia são: Maysa, Paulo, Adelaide, Fildania, Francini, Mylena, Tianinha professora de Educação Física . A Maria Paula vai vestir como Santa Rita. Eles disseram não vai ter foguetes, o tempo todo haverá um Som com a Música de Santa Rita, e vai ser doado para os altares, botões de Rosas Vermelhos. A caminhonete sairá as 16 horas da Avenida Engenheiro Manoel Batista. (abaixo você confere as ruas que serão contempladas com a visita da imagem)

Em Passos o movimento foi organizado pela devota Lúcia Azevedo, que costumava participar da viagem, e destacou que a principal intenção do evento é proporcionar um momento de agradecimento e reflexão aos participantes.

A carreata contará com o apoio da Polícia Militar e terá início às 12h, na capela de Nossa Senhora da Penha. Seguindo as recomendações dos órgãos de saúde, cada carro pode transportar até três pessoas, as quais devem fazer o uso de máscaras. As celebrações do santuário de Cássia são realizadas às 9h, 15h e 20h e estarão disponíveis na internet.

Fonte: Redação/Folha da Manhã