02/06 – Nos últimos dias, a informação de que o Campeonato Mineiro seria finalizado, com o América, líder da competição, declarado campeão, tomou conta dos noticiários e causou um rebuliço nas redes sociais. Torcedores de vários clubes se posicionaram contra a ideia, o que acabou gerando um impasse nos bastidores da TV Globo, detentora dos direitos da competição e da Federação Mineira de Futebol (FMF).

A entidade não havia negado a possibilidade de encerramento do campeonato, tendo em vista que o pico de contaminação do novo coronavírus está previsto, possivelmente, para julho, o que causaria um problema em termos de datas para serem disputadas as partidas restantes do Estadual.

Porém, a TV Globo já havia adiantado que, caso não haja a competição, os valores pagos aos clubes seriam proporcionais, ou seja, causaria um prejuízo financeiro ainda maior aos times, principalmente, os do interior, que lutam para se manter em tempos de pandemia.

Mas nesta segunda-feira (1º), a FMF, de maneira oficial, declarou que o Campeonato Mineiro 2020 será encerrado em campo. No próximo dia 10, em reunião entre o presidente da federação, Adriano Aro, e a Secretaria Estadual de Saúde, haverá a previsão da data para a retomada da competição.

Sendo assim, o certame será reiniciado. Haverá também a definição dos jogos únicos na semifinal e final, uma vez que, para isso, o Campeonato Mineiro necessite apenas de quatro datas, causando um menor dano ao calendário do futebol brasileiro.

Fonte: O Tempo