14/02 – O Governo de Minas está realizando uma série de ações de prevenção do uso e do abuso de álcool e outras drogas no Carnaval. Com a campanha “Neste Carnaval, se cuide! Não abuse”, o Estado quer orientar e sensibilizar a população sobre os problemas à saúde e danos sociais decorrentes do uso das substâncias.

 

Além disso, a campanha também pretende levar uma mensagem positiva de promoção da saúde e valorização da vida, destacando a importância do fortalecimento dos fatores de proteção, com especial atenção a crianças, adolescentes e jovens.

 

Serão distribuídos leques com mensagens educativas nos pontos de concentração de foliões, em blitze da Polícia Militar e em ações junto a parceiros. Além de tentar minimizar os danos sociais e à saúde, o Estado também busca reduzir a violência, os acidentes de trânsito causados principalmente pela ingestão de bebidas alcoólicas neste período, as relações sexuais desprotegidas e o aumento das demandas hospitalares, que impactam diretamente a saúde pública.

 

As ações de prevenção contra o uso e o consumo excessivo de álcool, tabaco e outras drogas não ficam restritas a Belo Horizonte, mas também em várias cidades do interior do estado.

Fonte: Agência Minas