24/08 – Na sexta-feira (21), o prefeito de Itaú de Minas, Ronilton Gomes Cintra, assinou um novo Decreto que mantém o município na Onda Amarela do Plano Minas Consciente e libera as atividades de clubes e academias.

De acordo com esse novo Decreto, Itaú de Minas continua adotando as definições de flexibilização da microrregião Passos-Cássia. As atividades econômicas que permanecerem em funcionamento deverão obedecer ao Protocolo Único elaborado pelo Plano Minas Consciente e também às determinações do Decreto Municipal, prevalecendo, em caso de conflito, a norma de segurança mais restritiva.

Alguns pontos que permanecem igual são: o comércio ambulante continua proibido, exceto para os ambulantes residentes em Itaú de Minas; os bares, restaurantes e lanchonetes somente poderão funcionar com serviço de entrega ou de retirada de embalagem pronta pelo consumidor; o funcionamento de igrejas e templos religiosos continua permitido com as restrições já divulgadas anteriormente; o mesmo vale para o comércio em geral, que continua seguindo as determinações anteriores.

A novidade deste novo Decreto Municipal é que as academias, centros de ginástica e clubes podem funcionar seguindo algumas regras, como: atendimento agendado e com no máximo uma pessoa para cada 10m2 de área e a permanência simultânea de até 15 clientes; higienização obrigatória dos aparelhos antes e após o uso por cada cliente; controle diário de freqüência e aferição de temperatura; uso obrigatório de máscaras por clientes e colaboradores; dentre outras determinações.

Está proibida a realização de jogos e treinamentos de esportes coletivos. As academias e clubes não devem permitir a freqüência e a prática de exercícios físicos pelas pessoas do grupo de risco, com idade igual ou superior a 60 anos e os portadores de doenças crônicas.

O Decreto Municipal n° 1.513 já começou a valer a partir deste último sábado (22).