07/08 – A terceira etapa do processo unificado de escolha de conselheiros tutelares de Itaú de Minas para o período 2020/2023 teve início no sábado (3), quando foram dadas as instruções formais do processo eleitoral. Desde a segunda-feira (5) está autorizada a campanha eleitoral dos 18 candidatos habilitados.

 

Conforme consta no edital, a Comissão Organizadora é a responsável por toda a condução do processo de escolha, sob a fiscalização do Ministério Público. Chama-se processo unificado porque ocorre, neste ano, em todo o Brasil.

 

A eleição será para escolha de cinco membros titulares e, no mínimo, cinco membros suplentes, para composição do Conselho Tutelar de Itaú de Minas, para o mandato de quatro anos.

 

O Conselho Tutelar é o órgão permanente e autônomo, não judicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

 

Neuza de Oliveira Martins, membro da Comissão Organizadora do processo unificado de escolha dos membros do Conselho Tutelar de Itaú de Minas, disse para nossa reportagem que a eleição será dia 6 de outubro, na Escola Municipal Itaú de Minas, das 9h às 17h, com o uso de urna de lona. Ela fala os números e nomes dos candidatos.