14/02 – “A vocação é o resultado de dois sonhos, Deus nos quis, mas nós também, pelo que vivemos e buscamos a Deus”. Essa foi uma das falas simples e, ao mesmo tempo, marcantes do Retiro Anual do Clero, realizado entre os dias 10 e 13 de fevereiro, no Seminário Santo Antônio, em São Pedro, interior do estado de São Paulo.

 

O assessor convidado foi o bispo diocesano de Luz (MG), dom José Aristeu Vieira. A temática abordada foi “A espiritualidade presbiteral sob a mística do cuidado e de uma Igreja em saída”. Ao mesmo tempo, dom Aristeu lembrou a importância do equilíbrio entre o cuidado pessoal de cada presbítero, entre os irmãos no clero e o pastoreio das comunidades. O bispo destacou que “a comunidade vai caminhar no ritmo do coração que tem. E o presbítero é coração da comunidade”.

 

Através de exposições realizadas pelo pregador, partilhas vocacionais em celebrações litúrgicas e dinâmicas de aprofundamento da fraternidade presbiteral, dom Aristeu motivou cada um dos participantes a perceber o chamado único e irrepetível feito a cada um.

 

A obra usada como referência é de autoria do padre Paulo Sérgio Carrara, “Presbítero: Discípulo do Senhor e Pastor do Rebanho”, que trata dos desafios do presbítero na atualidade, marcada por profundas transformações religiosas e sociais.

Fonte: Diocese de Guaxupé