Nesta terça feira (6) os alunos das escolas municipais de Itaú de Minas foram dispensados das aulas, o motivo é que por convocação do Ministério da Educação o MEC,  foi estabelecido que o dia 6 de março seria o Dia D de Discussão da BNCC.

 

Nessa data, o MEC  Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) estabeleceram o dia 6 de março como o Dia D de Discussão da BNCC. Deverão  promover discussões em diversas localidades do país explicando a estrutura e as competências do texto.

 

Participam do Dia D de Discussão da BNCC secretarias estaduais e municipais de educação, escolas e demais integrantes da comunidade escolar, sobretudo os professores. Entre as atividades previstas estão apresentações informativas e dinâmicas de caráter formativo, visando o engajamento dos profissionais da educação em todo o processo de concretização do currículo comum. Nesses eventos serão abordadas, principalmente, as mudanças provenientes da adoção da BNCC.

 

A Base Nacional Comum Curricular foi homologada em 20 de dezembro de 2017. Trata-se de um documento normativo que apresenta os conhecimentos, competências e habilidades consideradas essenciais no processo de aprendizado dos estudantes brasileiros ao longo da educação básica, convertendo-se na referência para a elaboração de novos currículos escolares em todas as redes e instituições do país.

 

Nossa reportagem conversou com a Secretária de Educação e Esportes de Itaú de Minas, Daniele Médice, que nos falou sobre a Base Nacional Comum curricular, e como o dia D está acontecendo em nossa cidade.