15/12 – Após uma reunião do Comitê de Enfrentamento à Dengue no município, foi divulgado que Itaú de Minas está com vários casos notificados como suspeita de dengue.

 

Conforme nos disse Estelamar Pimenta de Jesus, coordenadora de Vigilância em Saúde, a situação não é alarmante, mas é de muito alerta, pois, dos 24 municípios que fazem parte da área da Regional de Saúde de Passos, Itaú de Minas está entre os três com maior índice de infestação de larvas do mosquito Aedes Aegypti.

 

Estelamar disse que, para o Ministério da Saúde, o número aceitável é de até 1% de infestação, Itaú está com 1,6%, segundo levantamneto feito no mês de outubro, além disso, mais de 17 casos foram notificados recentemente, sendo dois positivos.

 

Em entrevista para nossa reportagem a coordenadora diz que a população deve se mobilizar, pois o mosquito Aedes Aegypti está cada vez mais sofrendo mutações e ficando mais resistente. Estamos no período chuvoso e, se todos não tomarem cuidado, Itaú de Minas pode ter uma epidemia de dengue.