A festa no Parque de Eventos de Itaú de Minas, em comemoração ao aniversário da cidade, começa nesta quinta-feira (11) e vai até domingo (14), com rodeio todas as noites e shows com artistas renomados, inclusive Paula Fernandes, que se apresenta no sábado (13) e é esperado um grande público, inclusive de pessoas da região.

Como já foi divulgado, o Parque de Eventos tem capacidade para 9.450 pessoas. Nos anos anteriores, a princípio, o público pode ter sido maior do que esse número, já que a festa foi feita de portões abertos. Nesse ano, existe a necessidade de se controlar o número de pessoas que entram na festa, ou seja, haverão catracas eletrônicas na portaria.

O Corpo de Bombeiros de Passos esteve na segunda-feira (8) no Parque de Eventos e aprovou as modificações feitas para a emissão do alvará permanente do recinto, que tem validade de cinco anos, conforme o laudo de vistoria e o projeto de segurança e combate a incêndio. Já para o alvará específico da festa, haverá outra vistoria dos Bombeiros, que deve acontecer nesta quinta (11), fiscalizando toda a montagem da estrutura.

Nossa reportagem falou com o Sgt Paulo, do setor de vistoria do Corpo de Bombeiros, que explicou como se chega ao total de capacidade de público de um local a céu aberto, que, segundo ele, é diferente de um salão fechado.

De acordo com o Sgt Paulo, para um local fechado, são previstas duas pessoas por metro quadrado, já para um local a céu aberto, o cálculo de limite de público é feito com base no número de saídas, já que cada uma delas consegue a vazão de 480 pessoas por minuto.

Sgt Paulo falou ainda algumas dicas de segurança para quem vai a eventos como esse, que acontece em Itaú de Minas, bem como, as exigências previstas em lei, como a presença de uma ambulância com médico, brigadistas, seguranças e outras, de acordo com o limite de público previsto para o local.