07/10 – Em parceria com os governos estaduais e municipais, o Ministério da Saúde iniciou, nesta segunda-feira (7), a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Na primeira fase, que vai até o dia 25 de outubro, o público-alvo serão as crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos. A segunda etapa, de 18 a 30 de novembro, terá foco na população com idade entre 20 e 29 anos. Além dos dois períodos, a campanha também destaca o dia 19 de outubro como o Dia D, para mobilização nacional.

 

Levantamento do governo federal mostra que, até o dia 28 de agosto, 5.404 casos de sarampo foram confirmados em todo o país. Além disso, houve o registro de seis óbitos, sendo quatro deles de pacientes menores de 1 ano.

 

Causado por um vírus, o sarampo é uma doença infecciosa grave, que pode levar à morte. A transmissão ocorre por via aérea, ou seja, quando a pessoa infectada tosse, fala ou respira próximo de outras pessoas. Mesmo quando o paciente não vai a óbito, há possibilidade de a infecção ocasionar sequelas irreversíveis. A prevenção ao sarampo, feita por meio da vacinação, é fundamental, já que não há tratamento para a doença.

 

Então lembre-se: campanha de vacinação contra o sarampo, para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, ou seja, 4 anos, 11 meses e 29 dias, começou nesta segunda-feira (7) e vai até o dia 25 deste mês de outubro.

 

É importante os pais, mães ou pessoas responsáveis levarem as crianças nessa idade para vacinarem, não esquecendo do cartão de vacina.

 

Em Itaú de Minas, a vacinação contra o sarampo está sendo feita na Sala de Vacinação, ao lado do Pronto Socorro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

 

No município são, ao todo, 716 crianças menores de 5 anos que devem tomar a vacina contra o sarampo, sendo 78 menores de 1 ano; 173 com 1 ano; 176 com 2 anos; 180 com 3 anos; e 187 com 4 anos.

Fonte: Agência Brasil / Rádio Boa Nova