10/02 – A partir desta segunda-feira (10), tem início a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo destinado a crianças e jovens com idades entre 5 e 19 anos.

 

A primeira etapa ocorre entre 10 de fevereiro a 13 de março, tendo como o dia D de Mobilização Nacional a data de 15 de fevereiro. Detalhe que tem chamado a atenção das autoridades é que a doença que estava praticamente erradicada voltou a apresentar novos casos. Somente em Minas Gerais no ano passado foram registrados 136 casos da doença. Entre fevereiro de 2018 e dezembro de 2019, o Brasil teve mais de 28 mil ocorrências de sarampo.

 

O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida por fala, tosse e espirro. Extremamente contagiosa, pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. É caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupções na pele seguidas por descamação. A única forma de prevenção é a vacina fornecida de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Em Itaú de Minas, toda pessoa entre 5 e 19 anos deve comparecer na Sala de Vacinação, ao lado do Pronto Socorro, para a conferência do cartão de vacina.

 

O atendimento na Sala de Vacinação é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Para maiores informações, o telefone de lá é o 3536-4178.