10/05 – Começou dia 10 de abril e vai até dia 31 deste mês de maio a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. O Dia D de vacinação aconteceu no último sábado, dia 4 de maio, em todo o Brasil. A meta, até o final da campanha, é vacinar 90% do público alvo.

 

Aqui em Itaú de Minas 5.444 pessoas têm direito à vacina contra a gripe e a procura tem sido abaixo do esperado, conforme nos informou Braiane Marcelle Lemos, coordenadora da Sala de Vacina e da Vigilância Epidemiológica municipal.

 

Até nesta quinta-feira (9), das 5.444 pessoas com direito à vacina, apenas 2.789 tomaram a dose, o que representa 51,23% de cobertura vacinal. O grupo prioritário que menos se vacinou foi o das crianças, de 6 meses até 5 anos. Das 1.016 crianças, apenas 466 foram vacinadas, ou seja, 45,87%.

 

Outra categoria que tem pouco procurado a vacina são os trabalhadores da saúde, que, em Itaú de Minas, são 306 e pouco mais da metade, 168, se vacinaram, o que representa 54,8% de cobertura vacinal.

 

Já dos 221 professores, 132 já se vacinaram, o que, em porcentagem, é 59,73%. Números parecidos com o grupo das gestantes que, das 140, 84 se vacinaram, ou seja, 60%.

 

Os grupos prioritários que mais se vacinaram contra a gripe, até agora, são o de idosos e o de puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto). Foram 1.409 idosos vacinados, de um total de 1.932, totalizando 71,09%. Das puérperas, que em Itaú de Minas são 23, 18 já tomaram a vacina, representando 78,26%.

 

Lembrando que a vacina contra a gripe está disponível em todos os PSFs para as pessoas dos grupos prioritários. Apenas crianças com menos de quatro anos é que devem ser levadas até a Sala de Vacinação, ao lado do Pronto Socorro.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorComércio é vítima de furto
Próximo artigoFurto a residência no Bairro Acácias
Avatar
O Portal de Notícias de Itaú de Minas. Além das notícias da cidade atualizadas diariamente, o site oferece mural de recados, sua opinião aos fatos e acontecimentos e a cobertura total nos acontecimentos esportivos da cidade, com a divulgação de tabelas, resultados e a transmissão dos eventos futebolísticos, como a participação em campeonatos a nível municipal e regional, com a equipe Toque de Bola.