19/12 – O Castramóvel, veículo adquirido pela Associação dos Municípios do Médio Rio Grande (AMEG), por meio de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Cássio Soares, tem como objetivo a castração de cães e gatos a fim de controlar a superpopulação de animais de rua. O projeto iniciou suas atividades na manhã desta quarta-feira (18), no Parque de Exposições, do Sindicato dos Produtores Rurais de Passos, onde o veículo ficará até na sexta-feira (20), retomando as atividades em Passos na primeira quinzena de janeiro. Logo depois, será definida a próxima cidade que o Castramóvel passará.

 

O veículo furgão, no valor de R$ 240 mil, chegou ao município de Passos, sede da AMEG, ainda no mês de setembro de 2018 e, agora, após tramitações dos procedimentos burocráticos e a compra dos medicamentos e equipamentos necessários para a realização de cirurgias de castração.

 

As castrações serão realizadas nas 18 cidades que fazem parte da AMEG como: Passos, Itaú de Minas, Cássia, Carmo do Rio Claro, Capitólio, São Sebastião do Paraíso, Pimenta, Doresópolis, Capetinga, São Tomás de Aquino, São João Batista do Glória, Delfinópolis, Pratápolis, Piumhi, São José da Barra, Claraval, Ibiraci, São Roque de Minas e Vargem Bonita.

 

O Castramóvel vai minimizar o problema da superpopulação de animais de rua, sendo que cães e gatos poderão ser castrados de forma limpa e indolor, por profissionais qualificados. O projeto é realizado pela AMEG em parceria com as ONGs de proteção animal, que cuidarão do pós-operatório e tutela dos animais.

 

Além das castrações, o projeto também está autorizado a aplicar vacinas, realizar consultas e informar a população, através de campanhas de conscientização, sobre a posse responsável e cuidados com a saúde de cães e gatos, auxiliando para a redução de maus tratos e possíveis doenças.

Fonte: Ascom Deputado Cássio Soares