11/02 – A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou novo boletim da dengue no final do mês de janeiro deste ano, e mais uma vez os números da doença aumentaram significativamente em Minas Gerais na comparação com o levantamento anterior. Os casos prováveis, por exemplo, mais que dobraram e sofreram um salto de 2.246 para 4.671 – o que dá uma média de 180 diagnósticos suspeitos e confirmados por dia nos 853 municípios.

 

No ano passado, Minas Gerais enfrentou uma epidemia da doença transmitida pelo Aedes aegypti. Foram 482.556 casos, o que deu mais de 50 diagnósticos por hora no estado – a segunda maior quantidade da década, perdendo apenas para 2016. Quanto aos óbitos, em 2019 foram confirmados 173 e 98 permanecem em investigação.

 

Em 2020, cinco óbitos permanecem em investigação e até o momento nenhum foi confirmado. O número de casos de dengue em Minas Gerais saltou em fevereiro. O Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) divulgado no dia 04 de fevereiro pela Secretaria de Estado de Saúde, mostrou um aumento de 125 vezes com relação à janeiro. De acordo com o boletim os casos prováveis de dengue no estado subiram para 6.988.

 

 

Pequenas ações podem fazer a diferença e prevenir a doença, como nos fala a repórter Fabiana Oliveira.

em.com/redação