26/03 – Em meio a tanta notícia triste acerca da pandemia causada pelo novo coronavírus e da eminente crise instaurada na saúde pública e na economia do país e do mundo, o alento vem da juventude itauense que, mais uma vez, dá sinais de que a esperança em dias melhores deve sempre prevalecer.

 

Nesta última semana, a Direção da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Itaú de Minas, logo após informar aos estudantes que todas as atividades presenciais dos programas mantidos pela instituição estavam suspensas por conta da necessidade do isolamento social, foi surpreendida com uma excelente notícia: um de seus alunos, o jovem Eduardo Augusto Silva, foi selecionado para participar do Programa Embaixadores Politize!.

 

A Politize! É uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos (OSC) com a missão de formar uma nova geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia e pretende capacitar pessoas para atuar como multiplicadores de atividades de educação política nas escolas, associações, espaços públicos e igrejas de suas comunidades. A capacitação é online e gratuita, dividida em 4 módulos: Conhecimento Político, Diálogo Plural, Empatia Cidadã e Protagonismo Comunitário.

 

 O processo seletivo para a escolha de novos Embaixadores é extremamente concorrido e os selecionados, como o Eduardo, realizam diversas atividades durante a formação e ao final do curso, recebem um certificado de Educador. Se for um Multiplicador engajado será convidado a fundar uma Embaixada em sua cidade ou fazer parte de uma já existente.

 

Eduardo tem apenas 16 anos de idade, é filho de Ney Souza Silva, estuda no 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ary Pimenta Bugelly e terá a missão de compartilhar com muitas pessoas os conhecimentos que passará a ter acesso em sua formação a partir de agora.

 

À Assessoria de Comunicação e imprensa da Câmara, Eduardo disse estar muito feliz com resultado da seleção e que ao ser questionado sobre o que teria o levado a fazer a inscrição, respondeu que acompanha as publicações da Escola do Legislativo em um grupo de WhatsApp e que, assim que um dos coordenadores publicou o convite da Politize!, não pensou duas vezes e fez a inscrição.

 

A Assessoria da Câmara também entrou em contato com Diani Sousa, Diretora da Escola Estadual Ery Pimenta Bugelli, que ficou bastante emocionada com a notícia e afirmou estar muito feliz porque Eduardo é um aluno que participa de várias atividades extraclasse e merece todo esse reconhecimento.

 

Já os Coordenadores do Parlamento Jovem no município, Dr. Vinicius Cunha e Wallison Parreira, afirmaram que esse é objetivo do programa e da Escola do Legislativo: formar jovens mais conscientes e politizados, construindo cidadãos no mais absoluto significado da palavra.

 

A Câmara Municipal de Itaú de Minas, a Escola do Legislativo e a equipe do Parlamento Jovem Itaú, orgulhosamente e cheios de esperança, parabenizam Eduardo pela conquista e torcem para que seja a primeira de muitas.

Fonte: Ascom Câmara Municipal de Itaú de Minas